top of page
VISÃO
O sentido mais explorado do design
Do ponto de vista ergonômico, a visão é um sentido frágil com a intensidade de luz. Muitas páginas digitais com plano de fundo branco são capazes de causar cansaço ocular; para evitar que raios tão danosos atrapalhem a capacidade de leitura dos usuários, muitos designers recorrem à tons mais acinzentados, por exemplo.
Através de informações processadas pelo cérebro: vindas das lentes do olhos, somos capazes de discernir cores e inúmeras outras valiosas informações: a longas distâncias.
Trabalhar com essas informações visuais é o básico que todo Designer preza: aprimorar a estética de seus produtos, seja por trás de uma tela digital ou um objeto físico.
Dispositivos como óculos de realidade virtual exploram em muito o sentido da visão. Há muitos anos que o design e a arte exploram as ilusões ópticas para causarem simulações da realidade no cérebro das pessoas, nesse caso, com uma pequena caixinha, é possível se transportar para outro mundo!
Com o avançar das tecnologias, diferentes empreitadas gráficas são feitas nos games, tentando aumentar a imersão dos jogadores. Algumas técnicas que imitam a realidade, podem porém, não se encaixarem bem para os usuários; causando labirintite ou até mesmo pequenos derrames. Motion blur foi uma dessas implementações atualmente bastante questionado devido à seus possíveis danos à longo prazo.
Muitas marcas ligadas ao setor alimentício usufruem da cor vermelha; tentando proporcionar "fome" ao público alvo. Estudos indicam que diferentes cores fazem o subconsciente do cérebro humano sentir diferentes emoções e reações. Portanto, o uso de cor é mais do que estético no ponto de vista de marketing.
bottom of page